sábado, 25 de setembro de 2010

Relatório 25/09/2010


Guilherme -

Nesta quarta feira, Fábio e eu nos reunimos para discutir sobre nossa parte no trabalho, e percebemos que a simplicidade deveria dar a direção novamente. Então substituímos a "mesa touch", por uma que funcionaria no ar. Este novo jeito de construir o projeto baseia-se também em conseguir uma alternativa para controle do mouse, porém ao invés de termos um espaço físico, isso pode ser feito a distância, solucionando o problema de gastos desnecessários como madeira, espelhos, e reduzindo as necessidades apenas a uma webcam e alguns leds infra-vermelhos. Compramos alguns leds com infra, uma bateria, e adaptamos uma webcam para que ela reconhecesse apenas infra-vermelho. Porém como nada é tão fácil como parece, os softwares que usávamos para controle do mouse apresentaram um grande "delay", e ficaria impossível controlá-lo daquela maneira, fora que queimamos todos os leds, pois a tensão da bateria era muito forte para os mesmos. Resultado, ficamos quinze reais mais pobres e muito mais longe de completar nosso objetivo.
Porém como bons brasileiros não desistimos tão fácil e na sexta feira continuamos nossa saga, andamos meia cidade novamente para comprar mais leds, porém também compramos resistores desta vez.  E para nossa surpresa desta vez, nós não destruímos nada e indo contra todas as leis da natureza conseguimos finalmente ligar uma porcaria de um led, e nosso software reconhecia aquele input, porém, entretanto e todavia, o mouse se movia apenas na diagonal, começando no canto superior esquerdo da tela e terminando no canto inferior direito da dita cuja. Após longas horas de tentativas frustradas de acertar este maldito software, desistimos. A ponto de chutar toda esta bagaça, lemos na internet sobre um programa que controlaria o mouse a partir do movimento usando uma webcam, e aí sim fomos surpreendidos novamente, ele realmente fez isso. Foi incrível, ele só pode ter sido desenvolvido pelo Magaiver, porque realmente funciona, é um milagre de Deus, obrigado "Baixaki". Sendo assim terminamos esta semana com praticamente esta parte do trabalho encerrada.

_____________________________________

Marco

A semana começou bem tumultuada, Daniel, Ricardo e eu precisávamos definir os vídeos da instalação. Tarefa nada simples, pois ainda não definimos como será acionado estes vídeos, e como terá ligação com a instalação da tela (a salvação do planeta). Esta interação modifica todas as possibilidades dos vídeos, dificultando e muito a definição de como será estas instalações. 

Mesmo com tantas dúvidas e "no escuro", desenvolvemos dois Storeboards pré-supondo o que acontecerá entre as instalações.

Além do problema com os vídeos, tínhamos que pensar na plástica da instalação e na maldita perna humana que estará entre os escombros do desabamento. Depois de muitas pesquisas e tentativas, decidimos experimentar a técnica plástica de modelagem com jornal, como já trabalhei com esta técnica, ficaria mais fácil desenvolver o problema.  Estou no momento desenvolvendo, em madeira, os ossos da perna, que não aparecerão, mas darão a estrutura, o formato e a posição.

Após a reunião de quinta feira, Daniel, Guilherme, Fábio (que teve um ataque muito estranho por causa de uma lagarta) e eu, decidimos cortar gastos e buscar a simplicidade. Isso ajudará e muito para a conclusão do projeto.

Parece que agora vai!

Um comentário: